segunda-feira, 7 de março de 2011

Circo do Capão




A Escola de Circo do Capão é um espaço de aprendizado e troca de saberes de diversas linguagens artísticas, onde a arte circense é a ferramenta prioritária para o desenvolvimento de uma pedagogia lúdica e alternativa centrada no prazer, na imaginação e no protagonismo.
Ao revelar talentos infanto-juvenis como artistas e agentes transmissores, promove uma atividade geradora de renda alternativa e dá maior visibilidade a este saber milenar.

Desde 2004 a Escola de Circo do Capão oferece aulas de artes circenses também para adultos, com o professor de acrobacia Paolo, fundador do Circo do Capão e instrutores de técnicas aéreas, de equilíbrio, e de solo.

Uma nova modalidade de turismo se impõe desde então, o Turismo Artístico que aglutina artistas de todo o mundo, que convergem para esta localidade trocando saberes, conhecimentos e construindo belos espetáculos com profissionais do circo.

Em 2008 é reconhecido como Ponto de Cultura, o primeiro sob uma lona de circo e amplia a sua ação no território da Chapada Diamantina, formando artistas e instrutores dos municípios que compõe o território.

Com a contemplação no Edital Ação Griô Nacional, em parceria com o Pontão de Cultura Grãos de Luz e Griô e MINC, valoriza os Mestres de Tradição Oral do Vale do Capão e estreita a parceria com o alunado e corpo docente das escolas públicas que incluem no seu currículo escolar os saberes e fazeres dos idosos da comunidade, que contam a história do lugar resgatando a sua identidade cultural.

O Prêmio Itaú-Rumos, Educação, Cultura e Arte reconhece as atividades desenvolvidas na Escola de Circo como arte-educação ou educação não formal e amplia os conceitos, sistematização e legitimidade às ações desenvolvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário